quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ha...a gente acostuma...

Andar de metro realmente me faz pensar em algumas coisas, e outro dia realmente fiquei pensando em varias, pode ser que seja por ser um dia em que uma crise existencial apareceu em mim e nada mais fazia sentido, como acordar ir trabalhar e voltar para casa para ter dinheiro e sustentar o carro, que vai te levar depois que você acordar para trabalhar e voltar para casa, mas não foi esse o motivo que me fez começar a escrever isso aqui. Vou descrever.

Metro lotado, as pessoas tentando se equilibrar e muitas vezes caindo para todos os lados, sempre se encostando, o contato humano e bem intenso como sempre, uma mulher aparece vindo do meio do corredor pedindo licença e passando por todo mundo para chegar ate o ventilador em frente à porta.

Parece uma mulher normal, com seus 30 e poucos anos, bem vestida. Começou a se abanar e a falar alto para alguém, na verdade para qualquer um que quisesse prestar a atenção e continuar a conversa e deu certo, porque uma moça deu trela e continuou o papo, foi mais ou menos assim:

- Nossa, tive que vir pra cá, esse metrô é muito quente meu Deus, peguei lá na Vila Madalena e está assim

- É, verdade, eu pego mais longe ainda...é sempre assim, quente e cheio...mas vamos fazer o que né? A gente acostuma.

- A gente acostuma...se Deus quiser a gente acostuma.

Ai eu pensei, caramba meu, se acostumar com coisa ruim? Quero me acostumar com coisas boas! Por que preciso ficar me acostumando com tudo o que acontece de ruim? Haaa mas o ônibus quebrou, tive que pegar o de trás lotado e vim pendurada na porta. Haaaa tem um buraco lá na minha rua, cada carro que passa é uma roda torta, mas ninguém vem tapar né...fazer o que...acostumei com esses buracos...Vai pro infernooooo pega um cimento que seja e tapa o bendito buraco! Essa manis de brasileiro ficar só esperando as coisas acontecerem, há um dia alguém vai me descobrir e eu vou ser artista na Globo, um dia alguém vai me dar um emprego que eu mereço, um dia vou ganhar na Mega Sena, um dia que estiver no forrozão do bar do seu mané vou encontrar um cara rico e me casar...vai sim...vai sonhar toda noite enquanto “se acostuma” com o marido bêbado.

Meu, não quero me acostumar, quero mudar minha mesa de lugar quando não estiver bem como está hoje, quero mudar esquema de fluxo de trabalho se não estiver dando certo, quero mudar de caminho se estiver muito trânsito, quero mudar de emprego quando achar que não combina, porque algumas coisas realmente não combinam, e me acostumar não vai me ajudar em nada.

Tenho que ter paciência? Aceitar as coisas como elas são? Por que não posso simplesmente mudar tudo? Claro que posso. Não posso mudar a cabeça de milhares de pessoas acostumadas mas posso não me acostumar por elas, assim elas poderão ver que não basta viver, tem que participar e fazer do seu jeito.

4 comentários:

Anônimo disse...

Lendo esse texto me fez pensar em tantas coisas q não gosto de fazer e me acostumei, e nem parei pra pensar... E se eu não quiser me acostumar com isso? rsrsrsr, acho que todos passam por isso, mas precisamos parar de nos acostumar com as coisas!! Vamos mudar as coisas!!!

Thaís SBA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaís SBA disse...

Olha só te digo uma coisa, é de pessoas assim que o mundo precisa.
Essas pessoas que "se acostumam" são as típicas pessoas que tem a vida mais ou menos de sempre.
É aquilo que eu digo, ser tudo ou ser nada, nas nunca um pouco de cada!
Seja tudo intensamente, mas nunca mais ou menos, mas nunca se acostumar, afinal, como eu escrevi em um texto meu, "se as células do meu corpo mudam diariamente, permanecer sempre a mesma é uma ousadia" ;)

Bjos linda, te amo, tenho muita saudade de você!

Aleo disse...

Outro dia encarei o trem da cptm voltando pra casa via marginal, esqueci o crachá de imprensa que dizia "Diretor de Produção"

Me senti mal, sendo comido vivo, nem tinha reparado no crachá e não entendi por que me olhavam de tal maneira...

Fiquei com medo!